Hidroginástica emagrece?

Hidroginástica para emagrecer

Hidroginástica para emagrecer

A água é o bem mais precioso da humanidade e os seus benefícios são tão grandes que a ciência se surpreende a cada pesquisa. Talvez você não saiba nadar e tenha medo de ir à praia, por exemplo, mas quando chega à beira do mar sente que água está te chamando? Isso parece incomum, mas é algo natural, pois o nosso contato com ela acontece primeiro na barriga da nossa mãe, e depois, só aumenta.

Nossas brincadeiras de criança, ou a maioria delas, envolve água. É inegável que se trata de um líquido precioso e essencial para a vida do ser humano na Terra. Piscina e ginástica juntas? Sim, uma combinação única e muito eficaz.

A hidroginástica não tem uma data certa para a sua origem. Alguns livros antigos relatam que na Grécia antiga já era comum o uso da hidroterapia para tratar de atletas, idosos e pessoas que possuíam algum tipo de lesão. Por isso, é impossível determinar uma data precisa.

Ela ficou mais conhecida a partir do ano de 1958,  pelo médico americano Kenneth H. Cooper. Ele escreveu o livro Aerobics, que mostra o poder da ginástica aeróbica. Ele foi o pioneiro no uso da água atrelada aos exercícios físicos.

A hidroginástica chegou ao Brasil nos anos 80, se popularizou e ganhou espaço nas academias e centro esportivos. Ela não tem contraindicação e a sua prática pode ser feita por qualquer pessoa, sem a distinção de idade ou peso. Existem exceções, por isso é importante conversar com educadores físicos.

Os fisioterapeutas já usavam a hidroginástica há um tempo e o potencial que ela tinha foi descoberto pelos profissionais de educação física, como uma forma de aumentar a oferta de treinos aos seus clientes. Os praticantes dessa modalidade possuem um diferencial dos outros, segundo os especialistas: a resistência. Ela aumenta de uma maneira significativa, pois todos os exercícios são feitos dentro da água e a pressão que existe dentro dela auxilia nesse processo.

Benefícios da HidroginásticaPraticando hidroginástica

  • Perda de Peso (estimula a queima de calorias),
  • Ganho de força muscular e flexibilidade,
  • Melhora na resistência física e cardiorrespiratória,
  • Tonifica os músculos,
  • Aumenta a circulação e estabiliza a pressão sanguínea,
  • Ajuda a relaxar, pois a água possui propriedades calmantes,
  • Não tem pressão sobre as juntas, o que reduz o risco de lesões corporais,
  • Melhora a respiração,
  • Ajuda com a timidez, pois sempre é praticada em grupo,
  • Pode ser praticada por todos, sem restrições de idade ou sexo,
  • É indicado para gestantes.

Como fazer

Não existe uma melhor forma de praticar a hidroginástica. O ideal é sempre procurar um profissional da área para te auxiliar nos exercícios. Uma boa academia ou centro de treinamento que possua toda a infraestrutura necessária para a prática deve ser um fator determinante na escolha dos treinos.

Um local onde a segurança esteja em primeiro lugar, e com todos os riscos reduzidos,  já que o treino é feito dentro da água.

Os tipos de exercícios são os mais variados possíveis, que vão desde treino de bicicleta a série de treino de musculação.

Treino de hidroginástica

Precisando Emagrecer?

Confira minhas dicas exclusivas e comece a perder peso agora mesmo!

5 Comentários

  1. Oi!!
    Nossa eu não sabia que a Hidroginástica era tão maravilhosa 😀 adorei os benefícios.
    Bjo

  2. Além de emagrecer, o bem estar físico, e a disposição ficam muito melhores, é um dos meus esportes prediletos, infelizmente precisei parar… Mas pretendo voltar o quanto antes!
    Beijos!!
    Alessandra | Blog Alessandrices

  3. Cíntia

    olá!
    Já fiz aulas de hidroginástica e são sempre maravilhosas e super animadas.
    Quando tiver disponibilidade, quero voltar a fazer para voltar a ter todos os benefícios que você citou!
    Adorei o post!
    Abraços.

  4. Erica Oliveira

    Eu nunca fiz hidroginastica pq nas academias nunca batia o meu horários com os das aulas rsrs mas sempre tive vontade de fazer pq o impacto nas articulações é baixo e o medico sempre me indicou esse tipo de atividade física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *