Os benefícios da musculação na perda de peso

Musculação na perda de peso

Musculação na perda de peso

Algo que você provavelmente tem em comum com a maioria das pessoas que querem emagrecer, é o seguinte: achar que a musculação na perda de peso não é possível.

 E por que muitas pessoas acabam acreditando nisso?

Bem, mesmo que tenha perda da porcentagem de gordura, existe também um aumento da massa magra, que é a massa muscular, podendo não apresentar perda de peso na balança.

Porém, o que muitas pessoas não pensam, é que emagrecer de forma saudável não significa necessariamente a perda de peso, e sim o aumento da massa magra e a diminuição da gordura, que é exatamente o que a musculação faz.

E é nesse momento que aparece a minha dúvida: qual das duas opções você prefere?

  1. Emagrecer e ficar com o corpo flácido e fraco;
  2. Emagrecer enrijecendo e definindo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e até mesmo atraente.

Eu tenho absoluta certeza que você prefere a segunda opção e, acredite ou não, você só conseguirá ter a segunda opção como realidade, se caso optar pela musculação.

Estudos mostram e a prática realmente comprova, que a musculação tende a acelerar o metabolismo de quem faz, possibilitando a queima de gordura pelo seu organismo.

Apesar que, na musculação você não consegue queimar a gordura como fonte de energia, existe um processo chamado gliconeogênese que usa a gordura para devolver as calorias perdidas no decorrer do treino.

E o que isso significa? Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por um período longo depois do seu exercício físico, ou seja , o benefício da musculação na perda de peso é evidente.

Acredito que você não saiba, mas numa caminhada média de aproximadamente uma hora você pode anular mais de 200 a 300 kcal.

exercício de agachamento na perda de peso

Isso parece bom até você descobrir que, em trinta minutos pesados de musculação, você consegue gastar a mesma quantidade de kcal, dependendo, claro, do metabolismo.

Depois de fazer exercício aeróbico, o seu organismo precisa de pelo menos, cerca de uma hora para voltar ao normal, onde você elimina de dez a quinze calorias.

Agora, se você faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.

Eu disse que a musculação aumenta a massa magra, né? Pois bem, essa massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura.

Logo, você compreende que quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e, consequentemente, o seu gasto calórico.

Somente para exemplificar, um kg a mais de músculos, que não é uma tarefa simples de conseguir, consome cerca de quinze kcal extras diariamente.

Pensando em longo prazo, e quando eu digo longo, é mais ou menos uns dez meses, se você conseguir ganhar dois kg de músculos, poderá eliminar até 8400 calorias.

Isso significa que você pode perder de dois kg a três kg de gordura em doze semanas, praticando a musculação três vezes por semana. Obviamente que se você fizer dieta alimentar, acaba por tornar o resultado mais rápido.

Sem restar dúvidas, o melhor que você tem a fazer é combinar a sua dieta aos exercícios aeróbios, à musculação e aos alongamentos, num programa ideal para as suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, fazendo com que a avaliação e acompanhamento de profissionais da área sejam indispensáveis.

 Exercícios de musculação na perda de peso

exercício flexão de perna Agora que você sabe que é possível sim emagrecer com a musculação, eu separei algumas dicas sobre os melhores exercícios de musculação para você perder peso, em casa mesmo, num curto espaço de tempo.

Lembre-se que o ideal é que você passe por uma avaliação e combine os exercícios com uma dieta equilibrada, então não se descuide quanto à sua saúde e sempre prefira ir ao nutricionista antes de passar por alguma mudança radical, combinado?

> Flexão de pernas (define e fortalece os glúteos, além de auxiliar na redução da celulite). É o mais praticado em casa, pois não necessita de aparelho específico.

> Abdução lateral ou das coxas (Emagrece e trabalha a musculatura dos glúteos, quadris e da parte interior da coxa);

> Abdominal oblíquo e ponte com a perna cruzada (emagrece e fica com o abdômen definido);

> Agachamentos (ajuda na queima de gordura e tonificação dos músculos das pernas e glúteos);

> Prancha no chão (Utiliza a isometria para te fazer emagrecer e fortifica a musculatura).

Para Finalizar…

 A musculação é, comprovadamente, um excelente meio de diminuir o percentual de gordura, mas as vantagens não são se resumem a isso.

O treinamento com pesos estimulará a síntese de proteínas musculares melhorando a sua aparência e as funções do seu aparelho locomotivo.

Além disso, os benefícios obtidos com o uso de exercícios resistidos serão mais duradouros, devido à sua manutenção e até mesmo ao aumento do metabolismo na hora do descanso, que, acredite ou não, é relacionado com a massa muscular.

Enfim, tendo em mente as inúmeras vantagens que você terá, o conselho que eu posso te dar é: a musculação na perda de peso é muito recomendada, pois, também contribui no fortalecimento corporal, melhorando sua saúde como um todo.

musculação e fortalecimento corporal

Precisando Emagrecer?

Confira minhas dicas exclusivas e comece a perder peso agora mesmo!

2 Comentários

  1. oi
    Eu costumo fazer caminhada e pedalar 😀 é ótimo.
    Mas ainda este ano pretendo entrar na musculação 😉 adorei os benefícios.
    bjo

  2. Elisangela Anjos

    Estou treinando muito em casa haha fazendo muito zumba também kkkk

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *