Os benefícios do Pilates na perda de peso

Pilates na perda de peso

Pilates na perda de peso

“Emagrecer”: será essa a palavra do momento? Talvez, porque ela se contrasta com outra da mesma categoria: perda de peso. Sim, esse termo é muito mais falado do que o outro. Essa verdade é tão latente que os realitys de perda de peso estão invadindo as telinhas.

E não é só na paga, a TV aberta já tem os canais que entraram na moda e estão botando seus participantes para perder uns quilos em frente às câmeras.

Isso é bom! O Brasil ainda está no ranking dos países com o maior índice de pessoas com sobrepeso, o que é alarmante para o povo, afinal de contas, essa pesquisa mostra que o brasileiro come mal e não se exercita com regularidade.

Todo o tempo novos treinos são criados e novas técnicas são criadas para otimizar o tempo e aumentar a perda de calorias. O Crossfit, por exemplo, é um dos queridinhos do momento, mas tem outro que caiu no gosto dos famosos e anônimos de uma maneira muito rápida: o Pilates chegou para ficar, e muitos já acreditam nos benefícios do Pilates na perda de peso.

Origem do Pilates

Ele surgiu da pesquisa do jovem Joseph Pilates, alemão que nasceu nas redondezas de Düsseldorf em 1880, que sofreu durante anos de problemas de respiração, de asma e de febre reumática.

Pilates não se acomodou e iniciou estudos para descobrir modos de fortalecer seu corpo; teve influência da yoga, de exercícios aeróbicos e de outras técnicas da época. Virou boxeador e foi preso na Inglaterra durante a segunda guerra mundial.

Usou de seus conhecimentos durante o confinamento e ajudou a salvar muitas vidas no ano de 1918 quando uma epidemia de Influenza tomou conta dos presídios e campos de concentração.

Pilates foi o criador da modalidade que leva seu nome. Ele dizia que “hábitos incorretos são responsáveis pela maioria de nossas doenças, se não por todas elas”. Sua frase icônica é quase o cerne do Pilates moderno, pois a prática é feita de maneira que o seu corpo é o seu maior material de trabalho.

Bola - Acessório de pilatesExistem aparelhos que auxiliam na prática do pilates, sendo mais comum, a bola, porém, os exercícios são feitos usando o seu corpo e sua massa corporal, para que o praticante aprenda a manter-se em equilíbrio e harmonia com o resto do seu “ser”.

Pilates na perda perda de peso – Emagrece ou não?

Como qualquer exercício físico, o pilates exige do seu praticante uma postura muito especifica e esse é o seu diferencial.  Alguns estudos comprovam que a postura correta na hora da prática esportiva pode ajudar na perda de peso e esse percentual pode chegar a 20% se ele for feito atrelado a uma alimentação balanceada.

O pilates é uma modalidade de treino sim, e a sua diferença é no uso de acessórios externos, porque o corpo é o maior instrumento. Nele é possível encontrar todo o material necessário para que o exercício seja realizado da melhor maneira.

“Acredito que o pilates me ajudou muito a criar uma boa postura e a perder medidas, mas peso, não. Claro que uma boa alimentação em conjunto com exercícios físicos ajuda, mas confesso que não achei que o pilates ajudou a perder peso”, revela a estudante, Larissa Delsin, 22.

Ele sozinho não tende a emagrecer tão eficientemente; é preciso estar em conjunto de outras práticas esportivas, como a corrida, natação, caminhada.

A prática do pilates ajuda a desenvolver a resistência corporal, a flexibilidade, auxilia no processo de modelação das curvas do corpo, traz um aumento da resistência física, melhora a pressão sanguínea que consequentemente acelera o metabolismo.

É necessário entender que todo exercício sozinho não resolve o problema.

Ele precisa sempre vir acompanhado de uma mudança de hábitos; nada de dietas malucas ou coisas do tipo!

Reeducação alimentar e atividades físicas, como o pilates, são sempre a melhor opção para perder os quilos indesejados.Pilates - Flexibilidade

Precisando Emagrecer?

Confira minhas dicas exclusivas e comece a perder peso agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *