Efeito Sanfona. O que é e como Evitá-lo

Perda de pesoEm alguma roda de amigos e em diferentes casos de perda de peso existe a chance de se deparar com histórias de pessoas que conseguiram obter uma perda de peso intensa. O problema é que depois que essas pessoas de fato atingiram o seu objetivo, elas relaxaram, e o efeito sanfona surgiu como um efeito natural ao corpo.

Esse efeito é temido pelas pessoas que passam ou passaram por um longo processo de perda de peso.

O efeito sanfona é considerado um grande pesadelo para várias pessoas que buscam o corpo perfeito, e para que consigam evitá-lo, se torna crucial manter uma alimentação regrada a base de alimentos considerados saudáveis, além de praticar atividades físicas que auxiliam na queima de calorias ao longo do dia.

Para entender o que é o efeito sanfona e como evitá-lo, basta conferir o texto.

O efeito sanfona é caracterizado como o processo “engorda-emagrece” que o corpo acaba passando depois de longos períodos de dieta, aquele “descuido” após alcançar um objetivo de peso específico. Segundo os especialistas em perda de peso, o efeito sanfona se tornou um pesadelo, e o mesmo ocorre principalmente porque o organismo acaba recorrendo às memórias metabólicas que o corpo tende a ter antes de sofrer a mudança.

Como a maioria das pessoas acaba abrindo mão da alimentação mais rigorosa e balanceada após atingir o objetivo do emagrecimento, passa a ser comum o organismo recorrer à memória metabólica.

Por isso, alguns médicos procuraram estender todo o prazo de dieta por mais dois anos mesmo após atingir o objetivo desejado, evitando-se, assim, que seu organismo desenvolva o temido efeito sanfona, que pode também, prejudicar a saúde.

Tecnicamente o efeito sanfona pode ser evitado de maneira simples, mas para que obtenha os resultados positivos é crucial procurar pelo auxílio de médicos que sejam especialistas na perda de peso.

A partir do momento que a pessoa tem o acompanhamento médico, ela recebe orientações mais eficientes para que continue mantendo a sua alimentação saudável, e ainda, priorize a prática intensa dos exercícios físicos ao longo da sua rotina diária.

Aprenda como você pode evitar o efeito sanfonaAlimentação equilibrada

Entenda que não existem milagres ou segredos para que uma pessoa possa evitar o efeito sanfona. Pelo contrário, para que consiga manter o resultado que fora obtido, tanto na sua saúde como no corpo, existe a necessidade de manter o seu foco voltado à alimentação balanceada, com práticas de atividades físicas regulares.

A combinação feita a partir dessas duas “técnicas” gera saúde e evita o temido efeito sanfona.

O ideal aqui é continuar se alimentando como na dieta. Justamente por isso, é que os médicos acabam dizendo que na busca por emagrecer, faça dietas mais saudáveis, ao invés  de métodos muito rigorosos, muito restritivos, os quais, inclusive, possuem grande chance de você perder o controle na alimentação.

Portanto, a dieta deve ser saudável a ponto de estimular uma reeducação alimentar positiva.

Entenda que a mudança exigida diante do processo de emagrecimento tem que ser voltada para o resto da sua vida e não apenas até conseguir obter o resultado desejado diante do corpo.

O efeito sanfona pode a ser evitado a partir de uma rotina saudável e com práticas que sejam coerentes com uma vida balanceada voltada para o bem-estar e saúde intensa.

Super Dica: Procure fazer os exercícios físicos regularmente e mantenha a sua alimentação equilibrada, assim o efeito sanfona ficará longe de você!

 

Efeito sanfona

Efeito Sanfona. O que é e como Evitá-lo
Gostou do post?

Precisando Emagrecer?

Confira minhas dicas exclusivas e comece a perder peso agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.